ALIMENTAÇÃO E FERTILDADE
Nem sempre podemos planejar sua gestação, porém, para quem consegue esse planejamento maravilhoso, é importantíssimo olhar para sua alimentação, como fonte não somente de prazer, mas de muitos nutrientes que devem estar em equilíbrio para concretizar esse sonho da maneira mais saudável possível.
Mulheres: vocês nascem com seus óvulos, cuidem da nutrição deles para engravidar.
Estar não somente com níveis de ácido fólico adequados, mas de todos os micronutrientes supernecessários para todo o processo de ovulação, de fecundação e implantação: zinco, vitamina C, vitamina D, Ferro, vitamina B6, B 12 e diversos aminoácidos, devem ser vasculhados por exames para ter seus níveis ideais para engravidar. Avaliação de níveis hormonais é importante e o estimulo deles por todo equilíbrio de gorduras da dieta (ômega 3 e gorduras mono e poliinsaturadas), proteínas e alguns minerais , sem falar na atividade física é de suma importância.
Homens: você fazem espermatozoides a vida toda! Cuidem da nutrição para ter o esperma de melhor qualidade possível!
Estar com os hormônios em níveis bons e estimulados por atividade física, por ingestão correta de proteínas e equilíbrio de gorduras da dieta (ômega 3 e gorduras mono e poliinsaturadas), é muito importante. A ingestão de cromo e coenzima Q 10 melhora a movimentação e vitamina C aumenta a quantidade de espermatozoides.
Importante para o casal:
Estejam desde já juntos no planejamento da alimentação! Pela frete temos uma gestação que necessita hábitos saudáveis e 6 meses depois de ganhar o presente nos braços, esse bebe vai aprender a comer COM VOCÊS, imitando os hábitos!
Em termos práticos, que alimentos são ricos no quê?
Ácido fólico: verduras verdes escuras, feijões, abacate e frango
Vitamina C: pimentões, morango, kiwi, acerola, laranja, tangerina, limão
Omega 3: peixes, linhaça, chia
Ferro: Carne vermelha, feijões, folhas verdes escuras, açaí, cereais
Coenzima Q 10: sardinha, carnes, salmão, nozes, espinafre, abacate e algas.
Vitamina B6: Banana, batata, abacate, nozes, feijões
Zinco: agrião, ostra, tahine (pasta de gergelim), cogumelos, espinafre
Selenio: Castanha do Pará (ate 2 ao dia),
Uma avaliação de um nutricionista funcional pode apontar que nutrientes estão em falta ou excesso e a suplementação muitas vezes torna-se necessária.
Sabe-se também que o álcool e a cafeína reduzem a metade as chances de engravidar.
Alimentos de difícil digestão como industrializados e o leite podem “roubar” os nutrientes para o processo de detoxificação do organismo e podem faltar nutrientes para o processo de ovulação/fabricação de espermatozoides.
Ter um intestino saudável também é peça chave para que se tenha uma boa seletividade de substâncias boas e ruins para dentro do organismo.
A atividade física é um estimulante para a disposição sexual, bem como para o estimulo hormonal tão necessário para a fertilidade.
Estar num bom momento para o casal, sonhar e receber de coração essa criança com certeza fazem a fertilidade acontecer. Acredite no seu sonho, porém não torne esse processo estressante. A ansiedade pode gerar neurotransmissores que não ajudam em nada a um bom funcionamento do organismo tão importante para esse acontecimento divino! Esteja nutrido, em paz e amando muito!